-
Arquitetos: DDM Architectuur
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lenzer
-
Fabricantes: AutoDesk, BASWA acoustic, Bega, Ceadesign, Delta Light, Google, Sapa Building System International NV
Vivendo na natureza
A Casa BRAS está localizada em um bosque ao lado de uma lagoa no meio de um antigo terreno nos subúrbios de Antwerp, na Bélgica. A casa foi projetada para se misturar à sua paisagem natural circundante. A planta sinuosa permite que a luz do dia penetre durante todas as estações e a qualquer hora do dia, ao mesmo tempo em que oferece vistas desobstruídas do jardim.
O piso térreo é composto por três zonas principais - a sala de estar com cozinha aberta, uma área de exercícios com piscina e sauna, e uma sala de música com vista panorâmica para a lagoa.
Essas zonas são fisicamente e visualmente conectadas com passagens envidraçadas ao longo de quatro blocos fechados cobertos por folheado de lariço escuro, levando a espaços de apoio e de circulação, como escadas, despensa, entrada e quartos. No primeiro andar, há uma suíte master com vista para as copas das árvores e uma biblioteca com vista para o lago através da sala de música que tem pé-direito duplo.
Espaços técnicos e vagas de estacionamento estão localizados no subsolo e são acessíveis através de uma rampa que parece atravessar a lagoa. As treliças são integradas nas águas do telhado, possibilitando a realização de grandes vãos livres no envelope de pedra natural. As aberturas são acabadas com marcenaria de alumínio.
Para enfatizar o caráter monolítico da casa, a fachada também é revestida com elementos de pedra natural de Musschelkalk. Esses elementos têm três tamanhos diferentes e são colocadas em um padrão romano sem direção, de modo que os telhados e fachadas se fundem, permitindo que a casa se misture à paisagem como uma pedra em uma floresta.